Hoje vou falar um pouco sobre uma arte meio polêmica da minha mãe, um trabalhinho com pátina mexicana, eu particularmente achei lindo, mas tem aqueles que gostaram e aqueles que acharam as cores muito fortes, enfim! Dêem a sua opinião.
A pátina mexicana tem esse nome porque se destaca pelas cores fortes, lembrando a pintura mexicana. O resultado é bem legal! No final vejam o passo-a-passo pra quem quiser se arriscar.
Material Necerrário
Caixa de MDF, no exemplo acima usamos um porta-jóias com gaveteiro
Tinta PVA látex nas cores branco e mais 3 coloridas (cores fortes) aqui usamos o amarelo, o vermelho e o azul
Lixa para madeira
Pincéis
Cera em pasta incolor
Um pedaço de Pano de algodão
Passo-a-passo
Lixe o porta-jóias para tirar as imperfeições
Pinte os gaveteiros, cada um de uma das três cores forte
Escolha uma cor e comece a pintar de maneira aleatória. Passe duas demãos. Espere secar Escolha a próxima cor e faça o mesmo e assim sucessivamente até preencher todo o espaço.
Quando a tinta estiver seca, use a cera incolor em pasta, espalhe-a pela caixa (não nos gaveteiros somente na parte superior e laterais. Espere secar por 30 minutos.
Em cima da tinta colorida, passe a tinta branca, dê preferência para tinta mais grossas como a Nature Colors, passe com o pincel seco. Depois de seca passe levemente a lixa n. 180, que dará o efeito da pátina. Muito importante, se a tinta não estiver BEM seca a pátina não vai funcionar, pois o branco vai sair na lixa.
Passe a lixa delicadamente e com bastante calma, trocando-a sempre que estiver ficando mutio branca.
Por último passe a cera e espere secar e está pronto! Fica um trabalho muito bonito e bem diferente!
Comentários:
Postar um comentário